sábado, 8 de janeiro de 2011

Baixam se as portas, não o meu bom gosto.

Ola queridos companheiros que leem o meu blog, é com muita tristeza que volto a postar novamente...
Dia 31 de dezembro a loja de discos e cds  do Rio de Janeiro chamada Modern Sound considerada a maior do pais e se não for da America Latina, baixou as portas. Pra quem não sabe a Modern era o templo   de tudo que existe de musica no mundo, ali voce poderia encontrar musicas tanto de 50 a 70 anos atraz e coisas  que estavam saindo do forno naquele momento, bandas artistas e grupos  franceses,japoneses, americanos e britanicos,russo  etc . Tanto  que a loja havia saido em um documentario e revista como uma das seis melhores lojas do mundo.
Hoje dia 8 de janeiro pego me assistindo o Jornal Nacional depois do jantar e  me deparo com mais uma noticia,o fechamento do cinema Bellas Artes,  e na  mesma materia falando também da cultuada  Modern.
O cinema era conhecido por suas varias salas onde voce poderia assistir filmes  estrangeiros, nacionais, historicos,lançamentos e curta metragens, sendo assim um templo pra sétima arte..agora analizemos os fatos.
Estive conversando por esses dias com alguns amigos a respeito do rumo que as coisas estão tomando em nosso pais, se duas potencias maiores da cultura estão baixando as portas isso nada mais é resultado do termometro cultural que esta acontecendo..são duas grandes potencias, imaginem as pequenas?
Ok voces podem estar dizendo que a culpa é da pirataria bla bla bla, mas na verdade desde o inicio dos anos 90 isso veio se degladiando e  é o resultados de 20 anos atraz. Antes do barco afundar poderiam ter baixado os impostos, feitos campanhas em meios de comunicação,baixado preços de ingressos e de produto e teriamos uma outra realidade das coisas  em nosso pais, mas..... não querendo ser pessimista mas sendo, dificilmente isso voltara a ser como era, esperamos por boas musicas, bons artistas , bons filmes , bons escritores mais isso é uma pequena parte de  brasileiros que procura e os piores criadores  tendem a fazer as piores coisas para as pessoas que gostam dos piores dejetos.
Baixam se as portas, mas não o meu bom gosto.

Segue aqui algumas indguinações de artistas falando a respeito da loja.
Perdê-la seria um fim de linha para a cidade”, diz a atriz Fernanda Montenegro, uma das muitas fãs da casa, que teve entre seus clientes o jornalista Paulo Francis (“Um amante de Wagner”, diz Passos) e o escritor Fernando Sabino (“Comprava todos os lançamentos de jazz”). Eu tinha 10 anos e, desde então, esse foi o lugar que me abasteceu de milhares de títulos fundamentais para a minha formação(Ed Motta).A Modern Sound é referência para aqueles que sempre encararam a música como arte(Sergio Martins dono do selo Lab 344).

Um comentário:

  1. A principio não havia entendido o por qu de começar com um "é com muita tristeza que volto a postar novamente..."

    mas por fim, compreendi a mensagem.. realmente, é um fato lamentável. Isto é apenas o começo do que está acontecendo com nossa cultura de qualidade, com conteúdo. Hoje mesmo, saltando pelos canais de minha TV, passei pelo programa do Raul Gil e o vi perguntando pra um dos jurados de um quadro sobre musicas infantis sobre o conteúdo da musica, se isso não era importante. Então lamentavelmente um dos jurados se manifesta dizendo que não. Que a musica principalmente infantil, deve levantar o publico alvo, e não há a necessidade de ser passado nenhum conteúdo. Isto é lamentável, e é justamente com pessoas que pensam como este jurado, que por sua vez também influencia mesmo que indiretamente nos gostos alheios, que nossa cultura de qualidade está indo por agua a baixo

    ResponderExcluir