domingo, 28 de junho de 2009

O apanhador no campo de centeio


O Apanhador no Campo de Centeio
Lembro me da primeira vez que li este livro nos idos dos anos 90 ,na época estava envolvido em Bob Dylan e ainda não era moda menininhas de 16 anos dizer ser fã do mestre,as pessoas que ouviam na epoca era por realmente gostar etc (acho que isso merece futuramente uma postagem propria),mas voltando ao livro o que me imprecionou foi a forma como Salinger abria o livro ,a linguagen e o estilo ,aquilo me bateu profundamente .

Na época ainda não havia me chegado em mãos os livros da cultura beatnik ,nem os Kerouc e nem os Gingberg mas dali ja mudei muito a forma de escrever ,tanto minhas letras como meus pensamentos .

Recomendo a todos uma leitura desse genial escritor e para mim este livro é um dos que merecia um filme.
The Catcher in the Rye (O apanhador no campo de centeio, no Brasil, e À espera no centeio, em Portugal) é um romance de J. D. Salinger,e pra quem não sabe ,Salinger poucos anos depois se isolou virando quase um eremita em uma fazenda. Publicado inicialmente em formato de revista, entre 1945-1946, nos Estados Unidos da América, foi posteriormente editado no formato de livro (capa dura) em 1951, tornando-se um dos romances mais lidos no país.
Este livro foi também um dos responsáveis por criar a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Esse livro mostrou a importância da adolescência, e como os adolescentes pensam.

Sinopse
O livro narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova Iorque. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno, depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso da escola.
No regresso à casa, decide fazer um périplo, adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si, como um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha, e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.

Curiosidade
O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro no bolso no dia em que cometeu o crime.
Lennon também era fã do livro, assim como boa parte da galera 60s.

Um comentário:

  1. O dominguetes, eu adicionei o seu blog lá no meu, olhe na parte "making a new cult everyday", tá como "Blog do Domingos".E agora eu fiquei com vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir